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ENTREVISTA 

Nathalia Dezoti

São Paulo /São Paulo

Entrevista realizada em Março de 2025.

Iluminadora, performer, dramaturga, sapatão, tutora da Pochete, apaixonada por gente e por histórias.

Uma pessoa usa uma balaclava preta com tiras coloridas e um casaco, mostrando uma tatuagem e uma argola na boca, em um fundo

como o teatro entrou na sua vida?

Na infância, em uma escola pública, comecei a fazer teatro fora do horário de aula, na adolescência, em outra escola pública, dei continuidade às pesquisas teatrais. Em 2006 entrei na faculdade de artes cênicas, porém não consegui me manter financeiramente. Segui estudando outras áreas de atuação, como iluminação e dramaturgia e apenas em 2024, com a Boleia Coletiva, retorno à frente da cena como performer.

Fale um pouco pra gente sobre sua trajetória no teatro até os dias atuais.

Trabalhei em alguns grupos ditos "amadores" na zona norte de SP e fui convidada para trabalhar em uma cia "profissional" (coloco entre aspas porque não consigo separar de fato cias amadoras e profissionais) como operadora de luz e contrarregra, tentei me formar enquanto atriz, porém financeiramente não foi possível, segui estudando outras áreas dentro do teatro, trabalhei com iluminação em diversas cias de SP, viajei como técnica de iluminação em outras e fui técnica de luz em um teatro grande no ano de 2010, quando só tinha eu e mais uma técnica mulher fixas nos teatros de SP. Hoje atuo em cursos técnicos de formação em teatro, além de ser parte da Boleia Coletiva - Teatro Sapatão.

O que você tem investigado ultimamente?

O corpo sapatão em cena, as narrativas e potências que podem e devem ser contadas pelos nossos corpos, quem é sapatão e o quais histórias esses corpos contam em cena?

Três pessoas, uma delas ao microfone, estão em um palco iluminado em tons de rosa e verde neon, usando roupas vermelhas e lar

Foto - Felipe De Lira

Durante sua trajetória no teatro você trabalhou com muitas sapatonas?

Trabalhei com várias iluminadoras, diretoras e muitas atrizes sapatonas sim.

Você já atuou/trabalhou em outras peças com temática sapatão? 

Fiz uma abertura de processo online durante a pandemia chamada Aquelas Duas - uma primeira versão de uma dramaturgia em constante revisão. Além da performance Celebre-Ação - Noite de Pregação Sapatão.

Na sua opinião, qual a importância de se afirmar sapatão, nas coisas cria?

Minhas criações são fruto de quem eu sou, logo são reflexo de mim por inteira. Então, se me reivindico enquanto sapatão em todos os espaços que ocupo, porque na minha criação seria diferente? Transformo meus gritos e minhas gargalhadas sapatão em arte sapatão.

Conta pra gente uma memória, uma história, uma situação

As mesas de bar dos meus aniversários ano após ano estão cada vez mais cheias de ex namoradas, ex ficantes, ex esposa... E essas são as histórias que eu gosto de contar: rebuceteio é revolução!

"...Minhas criações são fruto de quem eu sou, logo são reflexo de mim por inteira. Então, se me reivindico enquanto sapatão em todos os espaços que ocupo, porque na minha criação seria diferente? Transformo meus gritos e minhas gargalhadas sapatão em arte sapatão..." Nathalia Dezoti

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